194463870175

630 palavras 3 páginas
Semeadores da Palavra – Formação de catequistas
CENÁRIO CATEQUÉTICO
“ ...Jesus aproximou-se e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15)
Jesus dedicou o seu tempo a ensinar a arte de amar. Ensinou também que amar é servir. E recomendou aos discípulos que fizessem a mesma coisa.
A catequese, a serviço desta aprendizagem, deve formar os seguidores de Jesus, não só para conhecimento da vida de fé mas, para que, por meio de experiências profundas, sintam-se fecundados pela Palavra de Deus. Nesse processo, tanto os catequistas, como os catequizandos são eternos aprendizes.
Porém, a catequese requer boa preparação. Pede mestres competentes. Ninguém nasce com a arte catequética, é precisi preparar-se , qualificar-se.
Ser catequista e saber uma catequese “ de nossos tempos” requer mudanças, participação, conhecimento da realidade, das etapas da vida e maturidade da fé dos catequizandos. É fazer como Jesus: ...aproximou-se e começou a caminhar com eles”. 1- CATEQUESE : O QUE É ISSO?
A catequese é um “processo de educação comunitária, permanente, progressiva , ordenada , orgânica e sistemática da Fé” . Portanto, encontra-se dentro do processo evangelizador da Igreja, sendo a evangelização definida como um processo por meio do qual a igreja é movida pelo Espírito, anuncia e difunde o Evangelho, em tood mundo. ( Cf.DGC 48)
A igreja anuncia Jesus Cristo a todas as pessoas e, se eles e elas decidirem –se por esta proposta são inseridos na comunidade cristã e dela recebem a catequese.
Hoje, a catequese passa a ser desafiadora em um contexto social que preza o individualismo e a primazia do ter e do poder para ser, e pode incluir, aí , inclusive a vivência de fé. Experiências ruins, no trabalho individualmente, ficam com a sensação de que faltou alguma coisa.
CATEQUESE EM COMUM UNIDADE?
Se faz parte da natureza humana viver em grupos, como se pode imaginar felicidade individual ou, até mesmo, Deus individual? Não se pode ser e viver feliz sozinho, nem encontrar Deus

Relacionados