Economia
DISCIPLINA: ECONOMIA
Economia
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
OBJETIVO DO ESTUDO ECONÔMICO
É analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
CONCEITO
A palavra economia deriva do grego oikonomía, que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
RECURSOS PRODUTIVOS
Terra ou Recurso Natural Trabalho Capital ou Bens de Capital Capacidade Empresarial
ESCASSEZ
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade.
Recursos Produtivos Limitados
Necessidades Humanas Ilimitadas
ESCASSEZ DE BENS
NECESSIDADES HUMANAS
Entende-se por necessidade humana a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la. As necessidades biológicas do ser humano renovam-se dia a dia, exigindo da sociedade a produção contínua de bens com a finalidade de atendê-las. As necessidades humanas são ilimitadas
BENS E SERVIÇOS
Os Bens Econômicos são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. Tais bens apresentam como característica básica o fato de terem um preço (maior que zero). São classificados em Bens Materiais e Serviços.
BENS MATERIAIS
São de natureza material, sendo, portanto, tangíveis, e a eles podemos atribuir características como peso, altura etc. Alimentos, roupas, livros.
BENS DE SERVIÇOS
São intangíveis, ou seja, não podem ser tocados. Cuidados médicos, serviço de advogado, serviços de transporte. Esses bens não podem ser estocados
BENS MATERIAIS
Bens de Consumo – são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das