Economia
A NATUREZA DO PROBLEMA ECONÔMICO1
INTRODUÇÃO
A
Produtividade significa a utilização cada vez mais racional dos diversos fatores de produção, em prol do aumento da quantidade produzida.
Economia, enquanto ciência que trata das relações do ser humano com um mundo dotado de recursos escassos, apresenta-se de forma extremamente simples: cada um de nós participa do sistema econômico do país – e também do resto do mundo – consumindo produtos e serviços básicos, tais como alimentos e bebidas, roupas, pagando aluguel ou prestação de um imóvel. Também participamos do sistema econômico quando poupamos parte de nossos rendimentos para consumo futuro ou como precaução frente a um futuro incerto. Ou mesmo como forma de aplicação em outras atividades reais ― uma sociedade em um empreendimento imobiliário, por exemplo, que apresenta grandes possibilidades de valorização ao longo de determinado tempo ― ou em ativos financeiros ― uma aplicação em ações de empresas com projeção de crescimento, dentre tantas outras possibilidades ―, com o objetivo específico de ganhar mais dinheiro com o dinheiro poupado.
Na arte da sobrevivência no mundo dos negócios vencem aqueles que aprenderam a economizar certos fatores utilizados na produção, melhorando sua competitividade e usufruindo dos benefícios do aumento da produtividade. É assim que se obtém maior produção com o uso de quantidades menores de fatores, como o tempo de trabalho, a quantidade de matéria-prima, o consumo de materiais auxiliares no processo produtivo, dentre outros.
Custos são como as unhas: é preciso cortar sistematicamente, de tempos em tempos, sob o risco de, se isto não for feito, impedir o uso eficiente dos dedos. Na organização, o risco pode representar a ineficiência no uso dos fatores de produção.
Os insumos de produção compreendem a mão-de-obra direta e indireta, os materiais auxiliares, a matéria-prima, energia elétrica, combustíveis e lubrificantes, dentre outros.
Para explicar estes