Economia
2. A partir do momento que uma “economia de mercado” tem mais de 2 trocadores, o escambo se torna praticamente impossível. Por que? Explique.
3. A teoria do valor-trabalho se aplica às mercadorias elásticas aos preços. Explique.
4. Pode ocorrer da formação do preço ser inteiramente política, resultante da relação entre Estados comprados e Estados vendedores. Explique!
5. Existem 2 tipos de mercadorias as elásticas e as inelásticas. Explique!
6. Hoje na economia mundial prevalece o modelo denominado “economias de mercado”. O que significa economias de mercado?
7. Ao longo da história o mundo capitalista tem passado por várias crises (denominadas bolhas) sendo a mais conhecida a de1929. Por exemplo, tivemos em 2000 a crise da Bolha tecnológica das empresas (.com); em 2008, tivemos a bolha financeira (sub-prime dos EUA); em 2009 a bolha imobiliária e em 2010 a bolha orçamentária. Em todas elas houve e está havendo forte intervenção do Estado na Economia (o que contraria a tese e a ideologia neoliberal). Essas intervenções têm sua fundamentação nas políticas keynesianas. Como elas se caracterizam? 8. Desde o “Plano Real”, em julho de 1994, a questão relacionada a seus efeitos sobre a distribuição de renda e a sua perenidade tem dominado o debate econômico e político nacional. O que diferenciou o Plano Real dos demais Planos de Estabilização anteriormente implantados?
9. A inflação, sob determinadas circunstâncias é tida como uma das formas de concentração e de perdas de renda. Historicamente o Brasil é um país de renda e produto muito concentrados. Como se explica esse modelo concentrado de renda? 10. A inflação tem relação direta com a pobreza. Como isso se