Economia
O Ministério da Fazenda é o órgão que formula e executa a politica econômica brasileira, além de órgão de assistência direta e imediata ele é composto por cinco secretarias:
O Tesouro Nacional- é o órgão central do Sistema de Administração financeira Federal e do Sistema de Contabilidade Federal, sua função é a gestão eficiente do caixa da União e a transparência do gasto público.
A secretaria da receita federal é responsável pela arrecadação e fiscalização da maior parte dos tributos de competência da União e auxilia o governo Federal nas decisões, desde a sonegação fiscal até ao trafico de drogas e de animais em extinção. No Brasil, parte das receitas arrecadadas pela União é repassada aos Estados ao DF e aos Municípios. Foi criado o Supersimples e as microempresas para incentivar pequenos empreendedores e facilitar as obrigações com o fisco.
A secretaria de politica econômica- Compete a (SPE) a acessória do Ministério da Fazenda na formulação, de todos componentes da política econômica. Além dessas secretarias o Ministério da Fazenda e composto pelas Secretaria de Acompanhamento Econômico e Secretaria de Assuntos Internacionais
O Banco Central do Brasil , vinculada ao Ministério da Fazenda, constituindo-se no principal executor das diretrizes do CMN. Possui autonomia de atuação e é responsável pela formulação, a execução e o controle das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior. Junto ao Bacen funciona o sistema de pagamento brasileiro, mercado de cambio.
Base Monetária- O Brasil já teve vários padrões monetários em sua história adquirindo o real pelo plano Real em 1994, essas mudanças de nomes foram fruto das constantes desvalorizações em decorrência dos problemas inflacionários do País. A produção das moedas são feitas na CMB sob encomenda do Banco Central.
O papel social dos bancos públicos- Atualmente, o sistema financeiro brasileiro conta com cinco bancos