Economia
CIENCIAS CONTABEIS
ECONOMIA
PROFESSORA: KELLY SULAINY
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPAS 1 e 4
Anápolis-Go Setembro/2011
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar aos que nele tiverem acesso, os assuntos que foram abordados nas etapas 1 e 4 das atividades supervisionadas desta disciplina. Onde estará sendo exposto, cases de: * Custo de Oportunidade; * Curva de Possibilidade de Produção; * Produto elástico e produto inelástico; * Oferta e procura.
Não somente, os cases propriamente já exigidos pela estrutura do trabalho, mais também aqui será encontrado o conceito próprio de cada um destes mencionados acima.
Pra finalizar e dar seqüência ao que se segue em nosso trabalho aqui definiu-se também o sentido da matéria que esta sendo cursada: A Economia, ou atividade económica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego οικονομία (de οἶκος , translit. oikos, 'casa' + νόμος , translit. nomos, 'costume ou lei', ou também 'gerir, administrar': daí "regras da casa" ou "administração doméstica".
Desenvolvimento
Etapa Nº 1
Custo de oportunidade
É o custo de algo em termos de uma oportunidade não exercida. Traduz o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Num processo produtivo, o custo de oportunidade de um fator correspondente ao melhor ganho que se poderia obter utilizando esse fator em vez de outra atividade que não a produção da firma.
Exemplos práticos para facilitar o entendimento:
O custo de oportunidade de um imóvel é o valor do seu aluguel * Um imóvel custa R$100.000,00 e o valor do aluguel deste mesmo imóvel é R$700,00. Se ao invés de comprar o imóvel, você investe o capital em renda fixa por exemplo, que lhe dará um