Economia
1-Foi uma grande depressão econômica, nos Estados Unidos, refletido em todo o mundo
Após a 1ª guerra mundial os países participantes da guerra estavam devastados e tiveram que importar dos Estados Unidos. Com a grande prosperidade econômica que a 1ª guerra mundial trouxe aos Estados Unidos,
O país viveu o chamado "american way of life" os americanos viviam bem, havia emprego, os preços caíam, a população consumia, vendiam-se bastantes ações, expansões de créditos.
Depois que os países europeus se restabeleceram, retraiu o consumo nos países, com isso as indústrias norte-americanas não tinham mais para quem vender, havia mais mercadorias que consumidores, ou seja, a oferta era maior que a demanda, uma superprodução; conseqüentemente os preços caíram, a produção diminuiu e logo o desemprego aumentou.
Com conseqüência, as ações despencaram, muitos banqueiros faliram. E foi refletido ao mundo todo.
2-A teoria de Keynes vem por meio revisar a teoria de Adam Smith, requerendo assim a não intervenção do estado, na teoria de Keynes ele observa os níveis de consumo, investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores, aponta que no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Dessa maneira, para que essa situação fosse evitada, o keynesianismo defende a necessidade do Estado em buscar formas para se conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era de fundamental importância que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantido a realização de investimentos do setor privado.
Promovendo tais medidas de incentivo, os níveis de emprego aumentariam e conseqüentemente garantiriam que o mercado consumidor dessa sustentação real a toda essa aplicação de recursos.