Economia
Aluna: Rebeca Alves da Silva
Turma: Administração – Noite
GRUPO 1 (Relatório) - ECONOMIA E NEGOCIOS
Um sistema é sempre um conjunto de elementos articulados entre si de forma a constituir um todo. Essa articulação ou coordenação dos elementos obedece a uma lógica, que é a da sobrevivência, quando se trata de sistema vivo. E isso não é diferente no sistema econômico.
Economia planificada, também chamada de economia centralizada, é um modelo econômico que defende o controle do Estado sobre a economia. Na economia centralizada, a maioria das empresas que atuam na economia é estatal, ou seja, pertence ao Estado. Ao contrário do que acontece na economia de mercado, a descentralizada, onde a lei da oferta e da procura não dita as leis do comércio, o governo toma as decisões. Assim, um produto que esteja em falta não sofre com o aumento e, do mesmo modo, um produto que esteja acumulado não sofre reduções.
E se tratando dos fluxos fundamentais, na economia identificamos o Real e o Monetário. Onde o primeiro se trata do fluxo de produto e o segundo, o de circulação de renda.
Já nos setores de produção, o que entendi pelo que foi passado, é que no setor primário tudo pode ser retirado da natureza (extrativismo). No secundário se concentra o sistema industrial (que transforma a matéria – prima). E no terceiro, se encontra o comércio e serviços. Ou seja, um se trona resultado de outro.
GRUPO 2 (Relatório) - MICROECONOMIA E SISTEMAS DE MERCADO
A microeconomia é a compreensão do comportamento individual dos consumidores e produtores. Sendo assim, apresenta dois conceitos que são fundamentais: demanda e oferta. A demanda é definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir a um determinado preço.
Já a oferta, se trata de uma relação entre preço e quantidade.
Se tratando de equilíbrio de mercado, podemos dizer que é a quantidade que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que