economia
1. Relacionar as deslocações das curvas da oferta e da procura com as alterações nas suas determinantes.
Curva da procura
Desloca-se ao longo da curva (variação do preço dos bens)
Deslocação de toda a curva (variação de uma das determinantes da procura com a exceção do preço dos bens)
Curva da oferta
Deslocação da curva da oferta ocorre sempre que qualquer fatores de oferta sofram alterações com a exceção do preço do bem.
2. Explicar os pressupostos do modelo de concorrência perfeita e constatar a sua inexistência nas economias reais
Características do mercado de concorrência perfeita
Bem homogéneo
(os bens oferecidos pelos diferentes produtores apresentam características semelhantes, sendo indiferente ao consumidor optar pelo bem do produtor x ao do produtor y).
Transparência do mercado
(os consumidores e os produtores dispõem de toda a informação sobre o funcionamento do mercado, ou seja, conhecem os preços praticados pelos diferentes produtores bem como as condições oferecidas aos clientes). Atomicidade do mercado
(existência de numerosos vendedores e compradores sem que nenhum deles tenha capacidade isoladamente para influenciar as condições do mercado).
É difícil encontrar estas característica, por exemplo, sobre a homogeneidade dos produtos, através da publicidade, as marcas tentam dar a entender que os produtores são diferentes, também não existe livre entrada, por exemplo, na praça de táxis é preciso pagar para fazer parte deste negocio.
3. Representar graficamente as curvas da procura e da oferta e as alterações provocadas pela modificações das determinantes da procura e da oferta
Curva da procura
Curva da oferta
4. Explicar o significado do ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio é quando as curvas da procura e oferta se encontram, e nesta situação toda a procura é satisfeita não ficando nenhuma unidade oferecida por vender.
5. Identificar situações de excesso de procura e de excesso de