economia
1 O QUE É INFLAÇÃO ?
A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. O aumento de um bem ou serviço e particular não constitui inflação, que ocorre apenas quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços. As fontes de inflação costumam diferir em função das condições de cada país:
a) Tipo de estrutura de mercado: (oligopolista concorrencial, etc.), que condiciona a capacidade dos vários setores de repassar aumentos de custos aos preços dos produtos;
b) Grau de abertura da econômica ao comercio exterior: quanto mais aberta a economia à competição externa, maior a concorrência e menores os preços dos produtos;
c) Estrutura das organizações trabalhistas: quanto maior o poder de barganha dos sindicatos, maior a capacidade de obter reajustes de salário acima dos índices de produtividade e maior a pressão sobre os preços. A forma mais tradicional para estudar a questão inflacionária é distinguir a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada (inflação de demanda) da inflação devida aos mecanismos de indexação de preços (inflação inercial) e da inflação por elevação de custos (inflação de custos) que será o nosso tema referido nesse trabalho.
1.1 O QUE É INFLAÇÃO DE CUSTOS OU OFERTA ?
A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta.O nível de demanda permanece o mesmo mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre um retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado.
1.1.1causas da inflação de custos ou oferta.
I) Aumento do custo de matérias-primas: por exemplo as crises do petróleo da década de 1970, ao