ECONOMIA
Esses quatro países, em conjunto, representam atualmente mais de um quarto da área terrestre do planeta e mais de 40% da população mundial. Contudo o BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global.
Logo, o Brasil, Rússia, Índia e China apresentam vários fatores em comum, como por exemplo a extensão territorial, estabilidade econômica recente, Produto Interno Bruto o PIB em ascensão, a disponibilidade de mão de obra e o mercado consumidor em alta, grande disponibilidade de recursos naturais, aumento nas taxas de Índice de Desenvolvimento Humano o IDH, valorização nos mercados de capitais e os investimentos de empresas nos diversos setores da economia.
Para enfatizar podemos citar algumas características particulares para o desenvolvimento econômico dos países:
Dos quatro países, o Brasil continua a ser a única nação que tem a capacidade de prosseguir com todos os elementos econômicos, ou seja, fornecendo bens da indústria serviços e recursos simultaneamente. A cooperação é, portanto, a hipótese de ser o próximo passo lógico entre os BRICs, porque o Brasil e a Rússia formam os fornecedores