Economia
Ao falarmos sobre inflação podemos dizer que há vários índices de inflação,IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).
Existem dois tipos de inflação,a da demanda que é quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada,e existe também a inflação de custos que é associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
Com base nessas informações podemos dizer que os custo de produção dos aparelhos eletrônicos e principalmente dos aparelhos celulares variam de acordo com que a demanda aparece,podemos também concluir que seu preço pode mudar de acordo com a taxa de juros,taxa de importação,tudo isso pode influenciar diretamente no preço final do produto,pois se for em uma época do ano em que as taxas de juros estiverem baixa as peças dos aparelhos poderão ser compradas mais baratas,e assim esse preço pode ser repassado ao consumidor,outro fator também que se deve ser analisado são datas comemorativas pois são sempre associadas a descontos e a promoções.