economia
Conceitos
Necessidades
É um estado de insatisfação, acompanhados da existência de meios, capazes de atenuar esse estado e desejo de possuir esses meios. As caraterísticas das necessidades são multiplicidade, hierarquização e saciabilidade (vai diminuído a intensidade da necessidade à medida que vai sendo satisfeita). As necessidades variam ao longo do tempo e do espaço e são influenciadas pela cultura, clima, hábitos e religião.
Necessidades económicas
Aquelas cuja satisfação requer a resolução de um problema económico, pois envolve custos de oportunidades.
Necessidades não económicas
Aquelas cuja satisfação não acarreta custos de oportunidade. (respirar, apanhar sol..)
Necessidades primárias
A satisfação é indispensável a vida humana. (respirar, comer, proteger do frio e do calor)
Necessidades secundárias
Não as satisfazer não põem em causa a vida mas é importante à luz dum modelo social para assegurar a interação social e alguma qualidade de vida. (habitação com condições boas, educação básica, transporte)
Necessidades terciarias
A satisfação destas necessidades é considerada supérflua. (produtos de luxo, comer marisco, ter casa com piscina)
Necessidades individuais
Respeitam as pessoas, individualmente consideradas, e cuja satisfação requer que tomem iniciativa nesse sentido. (respirar, viajar, ler, assistir a um concerto, frequentar a escola, ir a um hospital)
Necessidades coletivas
Correspondem a aspirações coletivas, sendo sentidas pela comunidade no seu todo e cuja satisfação é empreendida pelo coletividade/estado. São necessidades de satisfação passiva, todos o consumimos, mesmo que individualmente não concordemos com a sua existência. (iluminar ruas, defender o território e proteger os cidadãos, administrar a justiça)
Bens
Na satisfação das necessidades humanas, usamos bens. Assim, bens são meios aptos para, direta ou indiretamente, satisfazer as necessidades. É por essa razão que os