economia
A contabilidade tem o compromisso e o objetivo de bem informar possuindo essa característica desde seus primórdios.
A ciência contábil, enquanto ciência social é dotada de princípios que fixam normas e regras para sua atuação. Em sua evolução, modificaram-se os processos de escrituração, bem como a visão do contador que no séc. XXI, toma ares de controller agregando maior valor ao seu trabalho e atuando de forma mais intensa nas instituições a que presta serviço.
As mudanças tecnológicas neste contexto estão conquistando o mundo com soluções práticas e inteligentes, melhorando o padrão de qualidade dos serviços prestados pelo contador. Além de aumentar a velocidade das informações geradas visando atender as necessidades do mercado cada vez mais exigente e sedento de dados confiáveis que contribuam com o aumento dos lucros e maior eficiência aos serviços prestados. A informática, em termos de desenvolvimento, tem despontado, trazendo grandes avanços para a sociedade em geral.
Desenvolvimento
O início da contabilidade resume-se praticamente no homem primitivo contando (inventariando) seu rebanho. O homem, cuja natureza é ambiciosa, não se preocupa apenas com a contagem de seu rebanho, mas com o crescimento, a evolução do rebanho e conseqüentemente, com a evolução de sua riqueza. Assim ele faz inventários (contagem) em momentos diferentes e analisa a variação de sua riqueza.
Começa a surgir, assim, a necessidade de informações mais apuradas, mais precisas, afinal, este inventário começou com um número pequeno, ou pouco expressivo, e com o passar dos anos tal realidade foi sendo alterada, começaram a surgir às produções em larga escala, tanto para a estocagem como também para a sobrevivência, tornando em muitos casos um trabalho.
Essa é uma primeira forma, bastante rudimentar, de relatório contábil (o inventário do rebanho ou de grãos), bem como uma análise de variação da riqueza, que compreende um período entre dois