economia
O estudo da economia orienta-se por algumas grandes ideias:
Princípios: 1 2,3 e 4: Tomada de decisões individual
Princípios: 5,6 e 7: Interações entre pessoas
Princípios: 8,9 e 10: Funcionamento da Economia.
Ao falarmos de princípios de economia, estamos no fundo tentando relacionar técnicas de como viver numa sociedade em que verifique um sistema de concorrência perfeita, onde tudo está bem ajustado, não existindo interferência direta de estado, e tudo ocorre de acordo com as relações compradores e vendedores na economia.
OS 10 PRINCÍPIOS DA ECONOMIA
1) “As pessoas enfrentam TRADEOFFS”
Em economia, Trade off é uma expressão que define uma situação de escolha conflitante, isto é quando uma ação econômica que visa à resolução de determinado problema acarreta, inevitavelmente, outros.
Por Exemplo: Em determinadas circunstâncias, a redução da taxa de desemprego apenas poderá ser obtida com o aumento da taxa de inflação, existindo, portanto, um trade off entre inflação e desemprego.
“Nada é de graça” Para conseguirmos algo que queremos, geralmente precisamos abrir mão de outra coisa que gostamos.
A tomada de decisões exige escolher um objetivo em detrimento de outro.
2) “O custo de alguma coisa é aquilo de que se desiste para obtê-la”
A tomada de decisões exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas.
Custo de oportunidade é assim, o valor do que melhor deixarmos de fazer para fazer o que fizemos.
Geralmente para conseguirmos algo que queremos precisamos abrir mão de algo que também gostamos. A tomada de decisão exige escolher entre um objetivo e abrir mão de outro.
Exemplo: O custo de oportunidade do estudante cursando uma graduação é o aperfeiçoamento intelectual, e a oportunidade que terá no mercado de trabalho, e novas possibilidades se abrindo para que se possam alcançar novos objetivos, como um bom emprego, depois da graduação com melhores salários podendo, assim, obter