ECONOMIA
1) Quais são os tipos de renda existentes? Descreva cada um.
Renda Interna: Equivale ao produto interno da economia, exprimindo o total das rendas geradas no interior do país.
Renda Nacional: Soma de todas as rendas auferidas pelos habitantes de um país, determinadas pelas operações produtivas de caráter interno e externo.
Renda Líquida do exterior: Diferenças entre as rendas recebidas e enviadas ao exterior.
Renda Pessoal: É a renda efetivamente transferida ás pessoas e é calculada deduzindo-se da renda nacional, os lucros retidos pelas empresas, contribuições e benefícios previdenciários, impostos de renda sobre as pessoas jurídicas, etc...
2) Qual a diferença entre Produto Interno e Produto Nacional?
Produto Interno: Representa o valor, a preços de mercado, dos bens e serviços realizados num país em certo período, normalmente um ano.Considera só os bens e produtos finais e pode ser interpretado como a soma dos valores adicionados por empresa na produção.
Produto Nacional: Inclui toda produção realizada internamente e em outras economias por agentes econômicos instalados no país. Utilizam-se os conceitos de líquido e bruto conforme considerem ou não a depreciação do capital. O Produto Interno Bruto ou PIB, ajustado pela depreciação, transforma-se em Produto
Interno Líquido ou PIL. PLI = PIB – DEPRECIAÇÃO
- O Produto Interno apurado a preços de mercado, corresponde às quantidades produzidas vezes os respectivos preços de venda.
- O Produto Interno apurado a custos ou preços de fatores, corresponde ao custo total de produção mais o lucro empresarial.
3) O que estuda a Macroeconomia?
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como renda e produtos nacionais, nível geral de preços, desemprego e emprego, etc.
Ela trata globalmente o mercado de bens e serviços, assim como o mercado de trabalho, e preocupa-se com aspectos