Economia
O Brasil, quinto maior país do mundo, com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, possui rodovias que levam do Oiapoque ao Chuí. Contudo, até mesmo por conta dessa gigantesca área, apresenta muitas irregularidades nas estradas, falta de malha ferroviária, poucos aeroportos e pouquíssima exploração fluvial. Podemos encarar que o Brasil tem um déficit nos seus meios de transporte e em suas linhas de comunicação. No entanto, de forma bastante positiva, podemos aceitar que isso é uma oportunidade para os futuros profissionais de logística.
As relações comerciais com outros países também constituem uma questão delicada no Brasil.
Existem exigências burocráticas muito complexas que dificultam os trâmites de importação e exportação, além de taxas e impostos considerados dos mais altos do mundo.
Amplie seus conhecimentos
1.4.2 Economia mundial e logística
Uma das grandes dúvidas quando falamos em economia é saber como a variação cambial pode influenciar nossas humildes vidas. Por que o valor do dólar é acompanhado todos os dias se eu pago Conceito de Logística e sua Relação com a Gestão Empresarial todas as minhas contas em real? Essa dúvida é muito comum. O dólar tornou-se uma referência monetária mundial desde o acordo de Bretton Woods, firmado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em 1944, em meio à Segunda Guerra Mundial. Em 1971, o acordo foi rompido pelo então presidente norte-americano Richard Nixon, por pressão internacional, mas o dólar continua sendo uma referência monetária, além de ser uma moeda forte.
A economia mundial atualmente está em fase de recuperação da crise financeira de 2008, cujo principal motivo foi a “bolha imobiliária” dos Estados Unidos. Ofereceu-se uma linha de crédito exorbitante para clientes de risco e, quando houve aumento da taxa de juros, ocorreu uma inadimplência em massa,