economia
1.2 Conceito de Economia
Etimologicamente, a palavra economia deriva do grego oikonomia (de oikos casa; nomos, lei). No sentido original, seria a ‘administração da casa”, que posteriormente foi associada a ‘administração da coisa pública”.
Define-se Economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupo da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica.
Ciência social;
Escolha;
Escassez;
Necessidades;
Recursos;
Produção;
Distribuição;
1.2.1 Os problemas econômicos fundamentais
Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada as necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
O que e quanto produzir: dada escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas
Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção dos bens e serviços, dado o nível tecnológico existente.
Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.
1.3 Sistemas Econômicos
Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.
Os elementos do sistema básico são:
Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e