economia
Os Países em Desenvolvimento com Elevado Crescimento no Período do Pós-guerra
Uma maneira de entender o elevado crescimento no mundo em desenvolvimento seria olhar para os casos em que tem sido alcançado elevado crescimento sustentável e perguntar o que eles têm em comum. Depois, pode-se perguntar como eles diferem dos países em que o crescimento tem sido menor ou nulo. Isso não fornece prova científica sobre os condutores do crescimento, mas oferece pistas úteis e uma orientação para a investigação.
Existem 13 países em desenvolvimento que conseguiram crescer por 25 anos ou mais a uma taxa média de 7% ou mais. Considerando que temos uns 180 países em desenvolvimento no mundo, essa não é uma lista muito longa. Mas, então, é uma meta elevada demais para se alcançar. Caso contrário, o padrão de elevado crescimento seria muito mais difundido. De fato, até os últimos 50 anos teria parecido um padrão impossível de se atingir.
Os países onde ocorreu o elevado crescimento sustentável (utilizando o padrão 7%/25 anos) estão listados na tabela a seguir, junto com o período de rápido crescimento e a renda per capita inicial e final. Com um crescimento de 7%, a renda e a produção dobram a cada década. Começando em $500 per capita, essa renda chegaria a $2.700 após 25 anos (ainda bem distante de ser rico, mas uma enorme mudança). Nessas taxas de crescimento, a redução de pobreza é bastante significativa.
Como se pode observar, a lista das 13 economias inclui o Japão, que é uma combinação de reconstrução no pós-guerra com desenvolvimento econômico. O Japão e o Brasil são os primeiros casos de elevado crescimento no período do pós-guerra. A lista também inclui os Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan) — nenhuma surpresa até aqui — e alguns outros países da Ásia: Indonésia, Tailândia e Malásia. Também encontramos Botsuana, um pequeno país encravado na África, com uma democracia em