Economia
O consumo médio de arroz no Brasil varia de 74 a 76kg habitante/ano, tornando – se por base o grão em casa, o consumo esta estagnado, apenas acompanha o crescimento populacional. O brasileiro destina 22% do seu orçamento em alimentação, sendo o arroz o principal produto da cesta básica. Atualmente o governo federal procura adotar uma intervenção mínima que garanta o abastecimento de arroz em quantidade suficiente para o abastecimento interno, e ao mesmo tempo preços compatíveis com a realidade do setor.
Da produção gaucha de arroz, cerca de 12% fica no estado do beneficiado, aproximadamente 70% e exportado para outros estados, sendo 50% para o estado de são Paulo e os outros 20% pro rio de janeiro .
Em santa Catarina a capacidade industrial e de 1,35 milhoes de toneladas , portanto alem de beneficiar toda a sua produção, importa arroz em casca de outros estados, principalmente do rio grande do sul. Da produção catarinense 90% e para a industrialização do arroz e o restante e de beneficiado branco. A maior parte dessa produção 70% e exportada para outros estados como Paraná, são Paulo e principalmente para o nordeste e Paraguai.