Economia
Módulo:2
Atividade:1
Título: Cartéis
Aluno: Amanda Fulan Campanha
Disciplina:Economia
Turma:21
Introdução
Desde os anos 30, já existe a legislação de defesa da concorrência no Brasil, porém, somente em meados dos anos 90, é que se tornou um ponto importante na agenda pública (OLIVEIRA, 1999). A prática do cartel, faz com que os consumidores não tenham poder de decisão entre os concorrentes, uma vez que os preços são os mesmos. Um exemplo, é a fusão da marca Perdigão com a Sadia. Para que fosse aprovado pelo Cade, foram necessários anos de estudos e acordos entre as partes. O Cade então propôs a exclusão da marca perdigão em alguns setores, por três ou cinco anos, permitindo assim, a entrada de novas empresas competidoras (EXAME, 2011).
Principais características do cartel Grupos de empresasque se reúnem e combinam preços ou outros serviços do mercado, em função do consumidor, são denominados Cartéis. Essas ações, por sua vez, são proibidas e prejudicam os consumidores (OLIVEIRA, 2008). Existem alguns tipos de cartéis, o Tipo 1, é o clássico, empresas se únem para combinar variáveis do mercado, o Tipo 2, empresas que se acordam para derrubar rivais concorrentes e o Tipo 3, que são voltadas para combinarem aumento de preço (OLIVEIRA, 2008). O cartel tem como principais características, a padronização dos preços em diferentes empresas e a falta de concorrência entre as empresas do ramo (OLIVEIRA, 2008).
Importância do CADE O Cade (Conselho administrativo de defesa do consumidor), é um órgão regulamentador, que tem como função, orientar, fiscalizar e prevenir ações abusivas nas práticas competitivas, que venham a ferir a legislação de Defesa da concorrência (REZENDE, 1997). Cabe ao Cade, analisar se o setor no mercado, está tendo ações anticompetitivas ou não, aprovar ou reprovar fusões e compras entre empresas do mesmo setor (REZENDE, 1997).
Possibilidade de