Etica na tomada de decisão
Resumo
O presente artigo é um estudo sobre ética e tomada de decisão. Busca-se identificar a influência da ética no processo decisório das organizações. O artigo será descritivo, pois detalhará os temas abordados, baseado na pesquisa qualitativa, pois não busca mensurar dados, e bibliográfico, pelo fato de ser desenvolvido com base em materiais já existentes, como livros, reportagens e web sites. Conclui-se com o estudo que a ética tem grande influência no processo de tomada de decisão das empresas, pois faz com que as decisões sejam tomadas levando em consideração diversas variáveis e, consequentemente, resultem em ações mais responsáveis. Com o objetivo de tornar essa relação mais visível buscou-se exemplificá-la através do exemplo prático de empresas como: O Boticário e Johnson & Johnson.
Palavras-chave: Ética. Decisão. Administração.
1 Introdução
O ambiente empresarial está cada vez mais competitivo. Isso faz com que as organizações busquem se destacar de suas concorrentes através do preço praticado, qualidade de seus produtos, produtividade, diferenciação, entre outros fatores. Entretanto, não basta apenas visar o lucro, atualmente, é essencial que questões éticas e de responsabilidade socioambiental recebam atenção das empresas. A ética tornou-se fundamental nos negócios, de forma que a escolha que os consumidores realizam entre uma empresa ou outra pode ser definida pela relação que estas possuam com a ética.
A ética está extremamente ligada ao processo de tomada de decisão. Uma decisão tomada de forma inconsequente, descuidada ou antiética pode gerar um impacto negativo em uma organização. Por essa razão muitas empresas institucionalizam seus valores éticos em códigos de conduta. O Grupo Boticário, por exemplo, baseou-se em seus valores culturais e propósitos para desenvolver um código de conduta. As diretrizes expostas no documento visam pautar a conduta dos colaboradores do Grupo.
Decisões tomadas de