FILOSOFIA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA SERRA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MILTON MONTEIRO NETO
TENDENCIAS PROGRESSISTAS
SERRA - ES
2014
DOCTUM
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA SERRA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MILTON MONTEIRO NETO
TURMA 2º B
TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física, do Instituto Superior de Educação da Serra, como pré-requisito para aprovação na disciplina Filosofia, sob orientação do Prof. Enilson Pereira Oliveira.
SERRA-ES
INTRODUCÃO
A instituição escolar foi se tomando cada vez mais complexa a partir do Renascimento e Idade Moderno,determinado fatores importantes,para sua estruturação como a separação de idades,a graduação em series,a organização dos currículos,entre outros. O termo “ progressista” usado para designar as tendências que partindo de um conceito critico das realidades sociais sustentam as finalidades sócio-politicos da educação.No final do século XIX surge um movimento educacional conhecido como Escola Nova,cuja prospota é indicar novos caminhos á educação. No Brasil, o movimento da Escola Nova começou no século XX,com diversas reformas no ensino publico,suas ideias ficam mais claras no ano de 1932,num manisfeto dos pioneiros da Educação Nova (Anisio Texeira e Lourenço F.)
As TEORIAS PROGRESSISTAS se dividem em três tendências:
A Libertadora,mais conhecida como a pedagogia de Paulo Freire.
Critico-social de Conteúdos,valorizando ação pedagógica enquanto inserida na pratica social concreta.
Libertária- A escola com o papel de transformar a personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Nesta tendência os alunos seriam colocados em grupos,e nesses grupos haveria uma discussão sobre experiências vividas, com objetivo de torna-los cidadãos críticos.