economia
No começo do vídeo percebemos que diariamente está entre nossas conversas no colégio, trabalho ou até mesmo em casa assuntos como desemprego, pobreza, distribuição de renda entre outros e sem darmos por conta estamos falando de Economia.
O vídeo também destaca a origem da palavra Economia: Oikos + nomos do Grego, que significa (Casa + norma), entendo normas ou leis da casa logo administração da casa. Que pode derivar para uma empresa, turma ou país até mesmo.
Percebi que é na Ciência Econômica que podemos encontrar as “ferramentas” para entender melhor o mundo que nos rodeia, situações complicadas e que por hora não entendemos o porque acontecem, enfim o nosso dia-a-dia. O primeiro aspecto estudado na ciência econômica é o ser humano, que por primeiro busca contentar as suas necessidades básicas tais como: A alimentação, suas vestimentas e sua casa. Logo após ter obtido isso ele o ser humano começa a sua busca desenfreada por novas situações, um carro novo, uma casa maior, viagens de férias etc... Ou seja, a cobiça esta no nosso DNA, e não é algo curável.
O problema de tudo isso, é que o mercado não consegue contemplar todas as nossas necessidades ao mesmo tempo, simultaneamente. Quando chegarmos nessa situações teremos que fazer escolhas, abdicar por mais que seja temporariamente do que desejamos. E aí que a sociedade defini:
O que fazer!
Como Fazer!
Pra quem fazer!
Logo em seguida o vídeo descreve a Economia de Mercado que funciona como uma balança ou seja, se existe uma sobra de mercadoria e o mercado precisa vender o preço cai, no momento que essa a mercadoria está escassa o preço sobe, e no final tudo fica equilibrado. Porem existem diferentes tipos de Economias, como a do Planejamento Central onde o Governo é dono de tudo e defini tudo (Comunismo). Por ultimo é citada a Economia Mista, onde Governo e Mercado trabalham juntos visando atender da melhor forma possível a Sociedade.
Percebi que sempre teremos que