HOSPITALIDADE
Alcides Cruz Júnior
RESUMO
O presente artigo tem como finalidade fazer uma observação em relação a como as empresas na busca por novas metodologias de gestão optam por determinados modelos e ao longo dessa implantação como a introdução de novos conceitos podem torná-las diferenciais em relação a seus concorrentes.
A Governança Corporativa se faz presente como um modelo de gestão na busca por aumentar sua transparência e credibilidade em relação ao mercado, seus públicos de interesse criando perenidade ao longo do tempo.
A Hospitalidade aliada aos princípios da governança corporativa pode se tornar um importante diferencial competitivo e na busca por essa alternativa vamos analisar a visão dos autores e como fechamento avaliar as possibilidades que estas metodologias podem acrescentar para as organizações.
Palavras chaves: Governança Corporativa, Hospitalidade, Gestão Organizacional e Mercado.
INTRODUÇÃO
“A governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade(IBGC, 2007).
A Governança Corporativa faz referência às boas práticas de gestão, nela a organização se compromete a agir de forma transparente junto a seus Steakholders e principalmente junto a seus acionistas na forma de apresentar suas informações sobre a organização, sendo elas apresentadas de forma clara, objetiva e sem a possibilidade de mascarar resultados que não aconteceram, podendo o mercado assim ter maior certeza e confiança nas informações prestadas pela empresa.
A boa prática de Governança Corporativa também serve como um instrumento de gestão que alinha os objetivos entre a