Economia
Hotel Monte Carlo
Trabalho elaborado no âmbito do módulo de
Organizações e Funcionamento do Turismo
Formador: Nuno Freitas
Formandos: Paulo Fernandes
Tânia Neves
Janeiro 2013
Índice
Introdução
No âmbito do módulo de “Organizações e Funcionamento do Sector Turístico”, foi-nos solicitado pelo formador Nuno Freitas que elaborássemos um trabalho sobre o “Turismo em Espaço Rural”, em Portugal e na Ilha da Madeira. Para isso tivemos que visitar um empreendimento, neste caso, o Hotel Monte Carlo e caracterizá-lo.
Turismo em Espaço Rural
Caracterização
O Turismo no Espaço Rural é designado como um conjunto de actividades e serviços prestados a troco de remuneração, de acordo com os valores, tradições e modos de vida das comunidades rurais em que se insere, não tendo nada em comum com as modalidades convencionais de turismo.
Esta actividade tem como objectivo oferecer ao turista a oportunidade de reviver as práticas, os valores e as tradições culturais e gastronómicas das sociedades rurais, com um acolhimento personalizado e lucrativo com a sua hospedagem. Visto pela perspectiva do desenvolvimento rural leva-nos a concluir que o turismo no espaço rural é uma das actividades mais bem colocadas para assegurar a revitalização da economia rural, sendo tanto mais forte, quanto conseguir endogeneizar os recursos, a história, as tradições e a cultura de cada região. O Turismo no Espaço Rural é um factor de Pluriactividade, através da dinamização de um conjunto de outras actividades económicas que dele são tributárias e que com ele interagem como o caso do artesanato, da produção e venda na exploração de produtos tradicionais, os produtos agrícolas, transportes, animação e guias etc.
Características do Turismo no Espaço Rural
O Turismo no Espaço Rural deve ser/ter:
· Situado em zonas rurais com ligação à agricultura, ambiente e paisagem de