Economia
A Contabilidade Nacional é um instrumento estatístico que procura fornecer uma representação sintética da realidade económica de um país, o que se torna indispensável a todos os responsáveis das decisões económicas, tanto os poderes políticos como as empresas.
Objectivos da Contabilidade Nacional:
• Medir a actividade económica ( normalmente durante um ano e em cada país, e fornece-nos valores para calcular indicadores como consumo, produção, rendimento, investimento, etc. • Fazer previsões de carácter económico ( todos os governos, em tomada de decisões para evitar ou minimizar crises económicas. • Tomar decisões económicas mais fundamentadas ( tem a haver com as medidas de recursos implementadas pelo Estado para suprir eventuais causas (ex. aumento dos impostos, directos ou indirectos). • Efectuar comparações no tempo e no espaço ( permite analisar os diferentes agentes macroeconómicos: produto, rendimento e despesa. A análise destes faz-se entre países a nível mundial ao longo dos anos.
Produto = Rendimento = Despesa
Óptica do produto – os produtos são contabilizados segundo o ramo de actividade que lhe dá origem, sendo o produto igual à soma da produção de todos os ramos.
Cálculo do valor da produção pela óptica do produto:
• Método dos valores acrescentados: determinação do valor acrescentado bruto por cada unidade produtiva, calculando a partir da diferença entre o valor das vendas e o valor das compras que tiveram de ser efectuados para realizar a produção. • Método dos produtos finais: é a soma de todos os valores dos bens de consumo final. Os bens de consumo intermediário não são considerados.
Pela óptica do produto ficamos a conhecer o contributo de cada ramo para o