Economia
DISCIPLINA: ECONOMIA
MACROECONOMIA
CONCEITOS BÁSICOS
A macroeconomia busca captar, através de uma série de variáveis, o funcionamento global da economia, de forma simplificada. A preocupação não está mais em compreender ou discutir as unidades de forma isolada, e sim, tratar da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos agregados econômicos, dentre os quais se destacam:
Renda
Poupança
Emprego
Taxa de Juros
Produto Nacional
Consumo
Desemprego
Balanço de Pagamentos
Investimento
Nível Geral de Preços
Estoque de Moeda
Taxa de Câmbio
O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes e negligenciar o comportamento das unidades econômicas individuais, porém permite estabelecer relações entre os agregados e a melhor compreensão das interações entre estes.
A teoria macroeconomia se preocupa com aspectos de curto prazo como o desemprego e a estabilização do nível geral de preços. Já a Teoria do Desenvolvimento Econômico cuida de questões de longo prazo, como o progresso tecnológico e política industrial, por exemplo.
METAS DA POLÍTICA MACROECONÔMICA, A POLÍTICA FISCAL E A INFLAÇÃO
Os conceitos mais abrangentes de política são úteis para definirmos política econômica, dado que esta não pode ser vista como um conjunto de procedimentos estanques e isolados. A política econômica abrange uma das partes integrantes da política pública. Situa-se no campo da Economia
Normativa, por se sustentar não apenas no conhecimento positivo da Economia, mas também em juízos de valor, decorrentes de posições filosóficas e culturais assumidas pelos formuladores.
Entendem-se como políticas econômicas, as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos.
Podemos resumir os objetivos da política econômica em quatro:
1. Crescimento econômico sustentável (PIB)
- aumento do bem estar material
- aumento do nível de