Física - Circuitos Elétricos
O estudo de circuitos elétricos se divide em circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada. Os circuitos de corrente contínua são assim chamados por possuírem uma ou mais fontes de tensão e/ou corrente contínua. Os circuitos de corrente alternada são normalmente alimentados por fontes de tensão e/ou corrente senoidais. O estudo de circuitos de corrente contínua se baseia no cálculo de tensões e correntes em circuitos compostos por associações de resistores e fontes de tensão e/ou corrente contínua.
Nikola Tesla nasceu na Croácia (embora fosse de ascendência servia), região que era parte, na época, do Império Austro-Húngaro. Estudou na Universidade Técnica da Áustria e posteriormente na Universidade de Praga.
Em 1885, tendo emigrado para os Estados Unidos, Tesla patenteou suas invenções: dínamo de corrente alternada, transformador e motores, estabelecendo seu próprio laboratório. A descoberta das ondas eletromagnéticas é um dos melhores exemplos da importância da pesquisa teórica básica para o desenvolvimento da tecnologia. A existência das ondas eletromagnéticas foi prevista por Maxwell no ano de 1856 e sua comprovação experimental foi realizada por Hertz, mais de 30 anos depois.
Apesar de pouco conhecido, o padre Landell de Moura foi o primeiro a fazer uso de ondas de rádio, ou seja, ondas eletromagnéticas, para transmitir informação sonora, de um local para outro, sem a utilização de fios ou cabos. A primeira demonstração pública de transmissão de voz ocorreu no ano de 1901, na cidade de São Paulo, cobrindo uma região de oito quilômetros.
Até então, as comunicações eram feitas por meio do uso do telégrafo com fio, inventado por Morse; do telefone, também com fio, de Graham Bell; e da transmissão de código Morse feita por Marconi. Entretanto, até a demonstração de Landell de Moura, ninguém havia conseguido transmitir a voz humana usando sinais de rádio.
CIRCUITO ELÉTRICO
Um circuito elétrico é a