economia
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Professora: Juliana A. de Melo
1.Faça um quadro síntese das principais escolas do pensamento econômico.
R:
2. Fale sobre a importância da Escola Fisiocrata para a economia.
R: Os fisiocratas concedem à ordem da natureza uma economia inteiramente de mercado (capitalista), na qual cada um trabalha para os demais, ainda que acredite que trabalhe apenas para si mesmo. É importante resaltar também que o único trabalho produtivo dos fisiocratas é o trabalho agrícola. E está na terra o poder de dar origem a um produto líquido que se liga, fundamentalmente, à renda fundiária. Talvez, nesse ponto, resida grande limitação teórica dos fisiocratas, na medida em que consideravam apenas produtivo o trabalho agrícola.
3.Apresente as principais ideias da Escola Marxista.
R: As principais ideias da Escola Marxista foram:
* Valor: baseia-se no tempo de trabalho, na quantidade e qualidade do trabalho que foi requerido na sua elaboração.
* Trabalho: o homem é um ser ativo e produtivo. O trabalho é uma mercadoria especial para o capitalismo, que ao invés de se desvalorizar, gera riqueza.
* Mais-valia: é a diferença entre o que o trabalho do trabalhador gera em valor e o salário que o capitalista paga por ele.
* Luta de classes: as desigualdades provocadas pelas relações de produção que se divide em proprietários e os proletariados.
* Anarquia da produção: sem organização centralizada que aponte para onde deve caminhar a produção dentro da sociedade, gerando com isso crises periódicas.
* Crises do capitalismo: Marx previu que seriam estruturais e cíclicas também periódicas e uma crise final que seria o acúmulo destas crises e o fim deste modo de produção.
* Fim do capitalismo: os operários eram a maioria e seus direitos deviam prevalecer. Saíssem às ruas para iniciar uma sociedade equilibrada visando o fim da propriedade privada dos meios de produção e o