Economia
Unidade 6 - Setor Externo
Responda se as questões 6.1 a 6.13 a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V)
1. Ocorre desvalorização cambial quando se aumenta a taxa de câmbio. Nestas condições, as importações são estimuladas
2. As despesas com serviços, são registradas na Balança de Serviços, assim como as rendas de capitais são lançadas na Balança de Movimento de Capitais.
3. O endividamento externo de um país decorre, em parte, do ingresso de capitais sob a forma de investimentos estrangeiros
4. As viagens internacionais são registradas na Balança de Serviços.
5. O processo inflacionário estimula as importações, acarretando diminuição do saldo positivo da balança comercial,
6. Ocorre déficit nas transações correntes, quando as despesas cambiais são superiores às receitas cambiais.
7. O balanço internacional de pagamentos é o levantamento das transações correntes entre os residentes em determinado país e os residentes em outros países
8. A eliminação de situações de déficit em transações correntes com o exterior implica, necessariamente, a utilização de poupança externa.
9. Uma análise do balanço internacional de pagamentos do Brasil revela que suas transações correntes têm sido sempre superavitárias.
10. Entende-se por taxa de câmbio a relação entre o valor de duas unidades monetárias, indicando o preço, em termos monetários nacionais, da divisa estrangeira correspondente.
11. A procura de divisas estrangeiras é determinada, exclusivamente, pelas importações de mercadorias.
12. Em um mercado cambial livre, a cotação da taxa de câmbio seria determinada pelos movimentos de oferta e de procura de divisas estrangeiras.
13. Dado um balanço internacional de pagamentos, entendem-se por transações correntes a soma da balança comercial, da balança de serviços e das transferências unilaterais
14. Numa economia aberta, um déficit no balanço de pagamentos em conta corrente terá como