Economia
Texto : Introdução à história das ideias econômicas
Curso: Economia
I. Introdução
O Livro em questão vem trazendo consigo um conjunto ideias de homens
Que se dedicaram ao estudo da economia. Muitos deles desconhecidos, porém seus estudos são de extrema importância para a sociedade. Em relação a isso o autor faz uma comparação muito interessante entre estes homens e estadistas, que quer dizer que apesar da fama, poder e importância dos estadistas o trabalho muitas vezes silêncio de discreto dos estudiosos supera ao dos estadistas, porque os estudiosos conseguiram modelar a mente do Homem. Sua obra teve capacidade de esmagar impérios, explodir continentes, crias e destruir modelos políticos, lançar classe contra classe e nação contra nação devido ao pode extraordinários das ideias. Segundo Lorde Keynes que foi um grande economista “Tanto quando certas como quando erradas, são mais poderosas do que se pensa comumente. Na verdade, são elas que governam o mundo”.
A curiosidade foi o denominador comum para estes estudiosos, que podem ser chamados de “Filósofos da Economia”, pois tentavam abranger dentro de um esquema filosófico a luta pela riqueza.
II. A Revolução econômica
O homem enfrenta o problema da sobrevivência como membro de um grupo social. Infelizmente o homem não é como uma formiga que segue seus instintos, pelo contrario ele segue seus impulsos imprevisíveis de egoísmo e seus caprichos passageiros. Ficando dividido entre a necessidade de servir a sociedade através de um espírito de cooperativismo e a de satisfazer seu próprio desejo.