Economia
HERMENÊUTICA: Arte de interpretar a lei com a finalidade de aplicar no caso concreto tendo embasada uma tese fundada na propedêutica.
Direito:
Ramo das ciências jurídicas
Tem por interesse normatizar a sociedade
Previsão de normatizar a sociedade
Cadeia de normas, regulamentos que serve para submeter ordem na sociedade que se submete a lei.
Economia politica> ciência jurídica> politicas públicas + base tributaria + IBGE = fazer uso dos dados para a política pública “fazer o certo”
ASPECTOS HITORICOS DA ECONIMIA POLITICA
Economia:
Etimologia: origem grega: oikos (casa)+nomos (norma/regramento): Adm. Doméstica (gerencial)
Conceito: “Fatos econômicos são relações de organização ou normatização de uma atividade em determinado espaço físico que ela possa suportar”. Fabio Nusdeu
Relação com o Direto: “Quando há economia há Direito”. Francesco Carnelutti.
Finalidade: Criada para regularizar as relações de comercio ou riquezas existentes entre os homens, divididos em grupos sociais a fim de planificar, de maneira igualitária as vantagens e as desvantagens de determinada transação geradora de lucros ou dividendos.
“A Economia é à base do capitalismo”
Economia: dar oportunidade a todos para que todos possam, de igual forma, estarem ativos no sistema econômico capitalista e, via de consequência ajudar a desenvolver a economia local.
Politica:
Etimologia: Origem grega: polis(cidade) politikos(cidadão)
Conceito: “A politica se apresenta como discurso conjunto e indissoluvelmente ético-político. A ética em questão pode ser naturalista (morais), ou psicologista(agir/mente) uma ética teológica(religião) ou influenciada pelo pensamento jurídico”. Giovani Sartori.
Moral: visão da vida do que é certo