Economia
Em termos etimológicos a palavra "economia" vem do grego oikos (casa) e nomes (norma, lei). Teríamos, então, a palavra oikonmia que significa " administração de uma unidade habitacional (casa)", podendo também ser entendida como "administração da coisa pública" ou de um Estado.
Em economia, por sua vez, estudamos as maneiras pelas quais os diferentes tipos de sistemas econômicos administram seus limitados recursos com a finalidade de produzir bens e serviços, objetivando satisfazer as ilimitadas necessidades da população.
Economia que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar Recursos Escassos - que significa mais desejos do que bens para satisfaze - los, ainda que haja muito bens.
Com isso temos os Recursos Produtivos são elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de mercadorias, as quais, por sua vez, são utilizadas para satisfazer necessidades. O trabalho, a terra, as matérias-primas, os combustíveis, a energia e os equipamentos são, entre outros, exemplos de recursos produtivos.
A economia estuda também agentes econômicos que são pessoas de natureza física ou jurídica que, por meio de suas ações, contribuem para o funcionamento do sistema econômico. São eles: - as Famílias (ou unidades familiares); as firmas ( unidades produtivas) e o Governo.
O sistema econômico do país e acompanhando o o mercado compradores ( lado da procura) e vendedores (o lado da oferta); serviços, recursos e produtos estabelecem contatos e realizam transações de demanda ( a procura por bens e serviços) e a oferta ( quantidade desse bem ou serviço).
Temos as elasticidades que expressa uma relção entre duas variaveis interligadas funcionalmente. Elasticidade de preço da demanda, elasticidade da oferta e com isso se chega ao ponto de equilibrio do mercado.