economia
Prof. Jefferson M. G. Mendes jefferson.mgmendes@gmail.com 6 ELASTICIDADE E ESTRATÉGIAS DE
PREÇOS
O conceito de elasticidade foi criado pelo economista inglês Alfred Marshall, no livro
Principles of economics, em 1890. A elasticidade preço da demanda mede a magnitude em que mudanças nos preços do bem X afetam o consumo por este mesmo bem. Onde X representa a quantidade demandada do bem e Px, o preço do bem X.
Já a elasticidade-cruzada mede a magnitude em que mudanças nos preços de um determinado bem afetam a procura por um outro bem qualquer. Onde
X representa a quantidade demandada do bem, Py, o preço do bem Y e X ¹ Y.
Por fim, a elasticidade-renda mede a magnitude em que mudanças na renda do agente afetam a procura do bem em questão. Onde X representa a quantidade demandada do bem e R, a renda do indivíduo. As mercadorias são desejadas pelos seres humanos.
Todavia, tal desejo não é igual de pessoa para pessoa. Conforme os gostos, as preferências, a renda e o preço, determinadas mercadorias podem ser alvo de desejo maior ou menor. Isto vai alterar a quantidade comprada. Estas disparidades no ato de consumir resultam no conceito de elasticidade.
Através das Leis da Oferta e da Procura é possível apontar a direção de uma resposta em relação à mudança de preços – demanda cai quando o preço sobe, oferta aumenta quando o preço sobe, etc.. – mais não informa o quanto mais os consumidores demandarão ou os produtores oferecerão.
Economia II
econômicas. Por exemplo, para alguns bens os consumidores reagem bastante quando o preço sobe ou desce e para outros a demanda fica quase inalterada quando o preço sobe ou desce. No primeiro caso se diz que a demanda é elástica e no segundo que ela é inelástica. Do mesmo modo os produtores também têm suas reações e a eferta pode ser elástica ou inelástica.
Esta informação é importante para a previsão das vendas. Os administradores da empresa precisam levar em conta a reação