ECONOMIA
1. Richard Gill, professor de economia em Harvard, diz que “as questões econômicas do mundo atual são de uma profundidade e de uma gravidade nãoregistrada pela história em épocas passadas”. “Tanto nas sociedades opulentas, quanto nas emergentes, os problemas são de imensa gravidade e, diante deles, a economia nãoreúne condições para, sozinha, encontrar todas as soluções”. Par destaca-la mais, grifamos a palavra sozinha. Reflita sobre as razões deste destaque.
A semelhança do queocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma. Pelas implicações da ação econômica sobre outrosaspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras as demais áreas das ciências humanas.
A ideia que o Richard Gill quer dizer e’que a economia não possui todas as ferramentas que precisa para encontrar as soluções aos problemas que tem o mundo atual já que eles são mais graves dos problemas dopassado, então a economia deve recorrer a outras ciências como as ciências humanas, a ciência politia, a Psicologia, ao Direito, a ética, a historia assim como afilosofia, e a religião para assim se complementar entre eles e procurar as soluções mais apropriadas aos conflitos do mundo.
Por isso não será exagero dizer que as respostafinal as questões da economia encontra-se em algum outro campo. Ou que as respostas a outras questões humanas passaram necessariamente por alguma revisão doordenamento real da vida econômica ou do conhecimento econômico.
2. Quais os principais ramos das ciências humanas com que a economia registra relações biunívocas? Não é