Glomerulonefrite
Esta doença é provocada por um processo imunológico, em que o organismo para se defender de agentes agressores (antigénio) produz anticorpos, formando complexos que se vão acumular nos glomérulos e provocar a inflamação que os impede de filtrarem o sangue de forma eficaz.
Geralmente, a glomerulonefrite tem uma evolução lenta, como tal, a sua evolução para insuficiência renal terminal em questão de semanas é muito rara.
Porém, quando a função renal piora rapidamente, a glomerulonefrite é classificada como rapidamente progressiva.
Sintomas Sangue na urina Urina espumosa Edema da face, olhos, tornozelos, pés, pernas ou abdómen Hipertensão arterial Dor abdominal Tosse Dor muscular e nas articulações Perda de apetite Causas
As causas mais comuns de glomerulonefrites são de origem infecciosa, provocadas por um vírus ou bactéria que forma um complexo antigénio-anticorpo, o qual é depositado no rim.
Contudo, as doenças glomerulares também são consequência de uma ampla variedade de factores:
Distúrbios imunológicos
Doenças vasculares
Doenças metabólicas
Hereditariedade
Glomerulopatias: Primárias: Aparecem isoladamente Secundárias: Associadas a doenças sistémicas (lupus, diabetes,… )
As primárias instalam-se diretamente no glomérulo e são resultantes de alterações imunológicas devido a infecções por vírus ou bactérias.
As secundárias não são originadas diretamente no glomérulo, mas estão associadas a doenças, como hipertensão arterial, diabetes, lúpus, hepatites B e C, infecção pelo HIV, ou, ainda, por alguns medicamentos.
Glomerulopatias primárias:
• Glomerulonefrite difusa aguda (GNDA)
• Pós-estreptocócica
• Não-pós-estreptocócica
• Glomerulonefrite membranosa (GNM)
• Glomerulonefrite por