Economia
Página1
LOGÍSTICA
WEB AULA 2
Unidade 1 – CUSTOS LOGÍSTICOS Olá, tudo bem? Sejam bem-vindos à nossa segunda unidade de estudo dentro da disciplina de Gestão de Custos Logísticos.
Mas Professor, quais são estes custos? E como eles são constituídos?
Para responder a este questionamento, iniciamos estudando sobre como são formados os custos logísticos – ok?!
Os custos logísticos são formados, basicamente, por quatro elementos distintos, a saber: Processamento de pedidos;
Armazenagem;
Estocagem;
Transportes.
O estudo de cada um desses elementos dá uma nítida noção da dimensão dos custos logísticos de uma organização, lembrando sempre que, nas decisões que tomar sobre o assunto, devem ser observados os impactos nos custos totais e não somente em um elemento isolado
Por exemplo, no custo com transporte, que por muitos especialistas se resumia aos custos logísticos, deve sempre ser considerado apenas um dos elementos.
Vamos conhecer os CUSTOS COM PROCESSAMENTO DE PEDIDOS? Acompanhe:
Dos quatro elementos que integram o sistema de custos logísticos, os apurados com o processamento de pedidos têm menor peso, porém a sua inclusão se torna necessária porque, em muitos casos, traduz um feedback para a determinação do serviço prestado ao cliente.
Para processamento de pedidos devemos levar em conta dois conceitos:
Ressuprimento, que se refere às compras.
Venda, que corresponde aos pedidos dos clientes. Ao analisar os custos de processamento de pedidos, é preciso considerar o que normalmente se apura na grande maioria das empresas, conforme o quadro seguinte:
Tanto os custos de processamento quanto de recursos humanos, responsáveis por 65% desse elemento, são gerados por processos internos e externos, em que:
Internos: trata-se da definição dos produtos a serem comprados, da preparação e colocação de cotações e pedidos e dos controles dos sistemas de gestão.
Externos: análise das