Economia
Economia é a ciência social que se ocupa da administração dos recursos (escassos) para atender as necessidades humanas (ilimitadas).
A partir destas definições surgem dois princípios básicos da Teoria Econômica:
· Principio da escassez: Os recursos são sempre escassos.
· Princípio das necessidades ilimitadas: As necessidades sociais e humanas são ilimitadas
Microeconomia e Macroeconomia
A economia se divide em microeconomia e macroeconomia.
Microeconômica se preocupa com o estudo das unidades econômicas (agentes econômicos) tomadas isoladamente (um consumidor, uma firma, etc.), bem como o resultado das ações individuais para configuração dos mercados (oferta individual e de mercado, demanda individual e de mercado, tipos e estruturas de mercado, falhas de mercado, etc).
Macroeconomia se preocupa com variáveis agregadas (por exemplo, qual o produto interno bruto, a Renda nacional, a Demanda Efetiva, o nível de emprego, o problema da inflação, etc.)
Os economistas de empresas apóiam-se em ambos os ramos da economia durante o processo de tomada de decisão.
Balança comercial
É o nome da conta do Balanço de pagamentos onde se registram os valores das importações e exportações entre os países. Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superávit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra-se um déficit. Quando o saldo da balança comercial apresenta negativo, o governo para equilibrá-la tem que recorrer as reservas cambiais de dólares que o Estado tem em caixa ou recorrer a empréstimos de banqueiros do exterior, este é um fato gerador da dívida externa.
Importação:
É quando as pessoas, empresas ou o país adquirem produtos de outros países.
Exportação:
É quando as pessoas, empresas ou o país vendem produtos para outros países
Superávit
O superávit mostra que durante um determinado período de tempo, as exportações de um país foram maior valor