economia
LUCAS MERLADETTI WOLFF
FUNDAMENTOS DE ECÔNOMIA
Itajaí
2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
LUCAS MERLADETTI WOLFF
ATIVIDADE CURRICULAR
Itajaí
2014
Neoclássicos
Enquanto a Economia clássica atribuía o valor do produto pelo custo da produção e pela tecnologia envolvida nele, a economia neoclássica defende que o valor do produto está entre o objeto e a pessoa que vai obter este objeto, utiliza valores subjetivos para formar o custo do produto.
Teoria do valor e utilidade
A teoria do valor-utilidade é uma concepção subjetiva do valor utilizada na teoria neoclássica. Segundo esta, o valor das mercadorias tem origem na satisfação que elas proporcionam aos consumidores. Portanto, nesta teoria, a distinção entre valor de uso e valor de troca não tem sentido, visto que os preços relativos são determinados a partir de uma concepção subjetiva do valor.
Exemplo: O que é mais valioso, todo o outro do mundo ou toda a água, pelo valor da utilidade seria à água.
Princípios do utilitarismo
Utilitarismo é um principio filosófico que diz que qualquer ação, seja econômica ou não deve ser de tal modo que propicie o bem estar do individuo, a economia baseada em uma filosofia em que os indivíduos para maximizar o bem-estar, necessitam comprar seus produtos de acordo com suas utilidades, de forma que propicie o maior bem estar possível.
Referencias https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal https://www.google.com.br/#q=neoclassicismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_neocl%C3%A1ssica