Economia
Em economia, demanda, procura, ou "demandada" é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda.
Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada Lei Geral da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva de procura ou função demanda.
2) Explique a lei da oferta. Quais são os determinantes da oferta? O que acontece com a curva da oferta quando cada um desses determinantes varia? Utilize ilustração gráfica.
3) Sendo Qd a quantidade demandada, p o preço e a elasticidade-preço da demanda observe a seguinte tabela:
Pontos Qd P Tipo de Produto
A 120 10 BC =
B 100 20 0,555
C 80 30 CD =
D 60 40 1
E 40 50 EF =
F 20 60 3,72
a) Calcule a elasticidade-preço da demanda nos arcos BC, CD e EF, indicando os valores na tabela; b) Cite um tipo de produto que se relaciona ao comportamento do consumidor. Defina se é um produto de procura elástica, inelástica ou unitária.
a) Valores na tabela.
b) Exemplos de produtos Elásticos: café, carnes nobres (picanha, filé-mignon, etc), manteiga (que pode ser substituída por margarina), carro, calçados, celular, computador, geladeira, etc.
Exemplos de produtos Inelásticos: sal de cozinha, remédios, etc. Ou seja, ninguém