Economia
De acordo com Marco Antonio S. Vasconcellos, a Maioria das estruturas de mercado, propõe que as empresas obtenham o lucro total, o que engloba o nível de produção no qual a receita marginal se iguala ao custo marginal, esta hipótese é denominada tradicional ou marginalista.
As diversas formas de ou estruturas de mercado dependem inicialmente de três características:
Número de empresas que compõe o mercado; tipos de produtos e se existem ou não barreiras de novas empresas neste mercado.
Concorrência pura ou perfeita
Este tipo de estrutura de mercado é denominada por um grande número de empresas onde, devido ao tamanho da mesma esta não afeta o nível de mercado, não afeta as vendas das demais, o que consequentemente gera o preço de equilíbrio.
Este tipo de mercado possui as premissas:
Mercado Atomizado: Grande número de empresas, cada uma como se fosse um átomo.
Produtos homogêneos: Não existe diferença entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes.
Não existem Barreiras: A entrada de novas empresas no mercado não contam com barreiras.
Transparência de Mercado: Informações de lucro, preços são transparentes aos concorrentes.
Uma característica importante deste tipo de mercado, é que a longo prazo as empresas atuantes não possuem lucros extraordinários, somente contam com os lucros nominais que são a remuneração implícita do empresário.
Por outro lado, quando existe este tipo de lucro extraordinário neste mercado, novas empresas são atraidas, pois não existem barreiras de mercado, o que fará com que os preços de mercado caiam e consequentemente os lucros extras cairão também, cessando rápidamente a entrada de novas empresas.
p Oferta do mercado
Po Demanda do mercado
Qo q Equilíbrio de Mercado
p Oferta da empresa