Economia
A palavra Economia, é de origem grega, que é a junção de duas palavras: oikos=casa ou lar + nomos = gerir, administrar, então temos economia=administração da casa.
Com a evolução do pensamento econômico, lá pelos idos dos sec. XVII/XVIII, alguns economistas acresceram a palavra economia o termo política, pois além da administração da casa ou lar, passou a ter maior relevância nas teorias que viriam a dominar o pensamento econômico, a administração da sociedade como um todo, daí não ter como separar as relações econômicas entre: famílias (pessoas), empresa e Estado (governo), ou seja, economia que em sua raiz quer dizer administração da casa, agora passa a ter mais importância enquanto administração da nação (Estado).
Uma definição simples que resume bem a Economia Política é que esta é a ciência que estuda as relações sociais existentes na produção, circulação e consumo de mercadorias, porque só quem pode produzir mercadorias são pessoas, quem somente pode vender e distribuir mercadorias são pessoas e estas mercadorias só podem ser consumidas por pessoas e acredito que será assim ainda por muito e muito tempo, não consigo enxergar diferente.
Mercadoria não se produz, não se vende e nem se consome por si mesma, sempre será necessário ter pessoas entremeando estas relações, é por este motivo que Economia é uma Ciência Social, pois seus fundamentos estão alicerçados na vida do homem em sociedade, desde o surgimento dos primeiros grupamentos humanos até a complexidade das civilizações que foram surgindo e se extinguindo ou sendo extintas ao longo desta aventura do homem chamada história.
Creio ser importante ressaltar que é impossível se entender Economia sem compartilhar o conhecimento de outras ciências como: História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Filosofia e outras, como por exemplo, a Psicologia, pois em se tratando de comportamento humano é de grande valia para a Economia.
Espero ter conseguido