Economia
Aluna: Gabrielle Batista
QUESTÃO 1
Ótica da demanda: valor dos bens e serviços finais demandados em uma economia em um determinado período de tempo. Ótica do produto: soma do valor adicionado das atividades econômicas em dado período de tempo. Ótica da renda: valor da soma das rendas dos fatores na economia em um determinado período de tempo.
Ótica do produto: VA = VP – CI
Ótica da renda: VA = Renda do trabalho + Renda do capital + Renda dos outros fatores de produção
Pela ótica da demanda, o PIB total é igual a: Y = C + I + G + (X – M)
QUESTÃO 2
PIB Nominal: A soma das quantidades de bens finais produzidos vezes seus preços correntes.
PIB Real: Soma das quantidades de bens finais produzidos multiplicados por preços constantes (e não correntes).
QUESTÃO 3
O PIB representa todas as riquezas produzidas dentro das fronteiras de uma região, independentemente do destino dessa renda. Já o PNB considera todos os valores que um país, por exemplo, recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, os valores que saem. Os fatores que levam são as importações e exportações.
QUESTÃO 4
Crescimento e desenvolvimento não são as mesmas coisas. Quando algo cresce, fica maior. E quando algo se desenvolve, torna- se diferente.
Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.
A produção e a renda são meios para atingir uma cesta