economia
Notícia: Estado poupa 710 milhões com cortes nas pensões, por Marta Moitinho Oliveira
Fonte e data: Jornal de Negócios, 23 de Novembro 2013
Do que trata a notícia
A notícia dá a conhecer aos Portugueses a medida mais importante para a poupança do Orçamento do Estado já no próximo ano. Em 2014 o Estado vai poupar 710 milhões de euros devido à convergência das regras das pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) com as da Segurança Social.
Porque foi selecionada
Escolhemos esta notícia para análise porque na nossa opinião é um tema de extrema importância para os Portugueses, visto que muita gente vive das pensões fornecidas pelo Estado.
Conceitos económicos na notícia/análise económica da notícia
O orçamento de Estado é um documento para o futuro, é o planeamento de todas as receitas e despesas que as administrações planeiam efetuar no ano seguinte. Neste caso, é referido que o estado no próximo ano, em 1014 vai poupar 710 milhões de euros. O orçamento de Estado tem lá refletido: receitas totais e despesas.
Nesta notícia verifica-se a permanência da atuação do Estado através do PIB. O PIB tem variações inconstantes. O objetivo das políticas macroeconómicas é que haja um equilíbrio. O Estado previne então, os momentos de euforia e aproximar da realidade para depois a queda não ser tão acentuada.
Nas fases de euforia, o Estado deve acalmar o consumo e o investimento, fazer menos despesas e aumentar os impostos, para fazer gerar lucro para o país. Contrariamente nas fases de recessão, o Estado deve baixar os impostos para estimular as empresas a investir. Deve investir em obras públicas para desenvolver postos de trabalho para a população de forma a combater o desemprego. De forma geral o Estado deve promover um crescimento mais regular do PIB e das suas componentes. Portugal está claramente em fase de recessão e isso é bem visível na notícia que escolhemos. O indicador principal desta notícia é o