Economia
TÓPICO – 05
Teoria da Produção e Custos
PRODUÇÃO
CURTO PRAZO
42
ECONOMIA
43
ECONOMIA
A PRODUÇÃO NO LONGO PRAZO
44
ECONOMIA
CUSTOS DE PRODUÇÃO NO CURTO PRAZO
O custo fixo médio (CFme)resulta da divisão do Custo Fixo (CF) pelos possíveis volumes de produção. À medida que a produção aumenta, o CFme diminui, pois o valor constante de $15,00 é dividido por uma quantidade produzida cada vez maior. Se colocarmos os valores de CFme num gráfico, acurva que seria obtida é decrescente da esquerda para a direita, conforme o gráfico que segue:
45
ECONOMIA
O Custo Médio (Cme) pode ser obtido de duas formas:
a) Da divisão do Custo Total (CT) pelas quantidades produzidas;
b) Pela soma do Custo Fixo médio (CFme) com o Custo Variável médio (CVme).
As duas maneiras de calcular Cme devem dar o mesmo resultado (exceto por erros de aproximação nos cálculos). Assim, por exemplo, o custo médio de se produzir dez unidades do bem X é de $5,25, que tanto pode ser obtido dividindo-se o custo total de $52,50 por 10, como pela soma de $1,50 (CFme) com $3,75 (CVme).
A curva representativa do Cme é obtida pela agregação das curvas de CFme e de CVme, apresentando também a forma de U.
46
ECONOMIA
O Custo Marginal também pode ser obtido calculando-se o acréscimo do custo variável total quando se produz uma unidade adicional do bem X.
47
ECONOMIA
48
ECONOMIA
O exemplo a seguir representa uma função de produção, onde L= nº de trabalhadores (fator de produção variável), Q= quantidade produzida mensalmente em unidades, ∆Q/∆L= Produtividade Marginal dos trabalhadores
(Pmg) e Q/L= Produtividade Média dos mesmos (Pme).
Observações:
•
Pmg é máximo (17) quando L=7 trabalhadores.
•
Pme é máximo (11,5) quando L=9 trabalhadores, valor aproximadamente igual à produtividade marginal (11,6), mostrando que as curvas de produtividade se interceptam nesse ponto.
49
ECONOMIA
Admitindo-se que o custo do