Economia
Para que uma sociedade possa atingir um melhor padrão de bem-estar, é necessário que, além de outras condições, ocorra diminuição da taxa de desemprego, aumento da renda, que implica também aumento de consumo e de arrecadação tributaria. Enfim, o objetivo de melhoria de bem-estar de uma sociedade tem como condição necessária, ainda que não suficiente, a obtenção de elevadas e permanentes taxas de crescimento, que podem ser traduzidas pelo aumento da capacidade produtiva. A economia fornece conhecimento e intuições fundamentais sobre o funcionamento das atividades econômicas, das sociedades alem de está configurada em um dos mais dinâmicos conjuntos de atividades produtivas do mundo, ajudando a perceber que a decisões dos indivíduos, das famílias, das empresas e do comportamento humana, impacta nas estruturas das sociedades e da disponibilidade de recursos. Nas últimas décadas, o mundo dos negócios foi percebendo que inovação poderia ser a chave para o crescimento continuo e consequente sobrevivência das empresas no mercado. O que mostra que o estudo de economia contribui para conhecermos melhor o mundo à nossa volta e a nós próprios, ajudando-nos enquanto indivíduos a tomar melhores decisões.
1 – INTRODUÇÃO
1-1 Importância do estudo da economia para o desenvolvimento empresarial
O domínio do conhecimento acerca do macroambiente econômico é se suma importância para empresários, homens de negócio, tomadores de decisão, pois os acontecimentos que ocorrem na esfera macroeconômica afetam a vida de todos.
Hoje, quando andamos pela cidade, percebemos um grande movimento no comércio, centenas de pessoas transitam nas lojas, trazendo o contentamento enorme das pessoas, pois, as lojas oferecem uma infinidade de produtos, de modo a satisfazer todos os gostos. Essa variedade de bens satisfaz a vontade do consumidor mais exigente e mais rico e ao menos exigente e com menor poder de compra. O importante é que são milhões de produtos que milhares de pessoas podem