AUSCULTA PULMONAR E ASPECTOS DA REGULAÇÃO DA ATIVIDADE RESPIRATÓRIA
III PERÍODO - CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
ORIENTADORA: MARIA DO CARMO CARVALHO E MARTINS
AUSCULTA PULMONAR E ASPECTOS DA REGULAÇÃO DA ATIVIDADE RESPIRATÓRIA
Teresina – PI
2012
RESULTADOS
QUADRO 01 – Expansão/retração da caixa torácica e abdome
Repouso
Inspiração
Espiração
Circunferência torácica
101 cm
103 cm
101 cm
Circunferência abdominal
90 cm
88 cm
90 cm
DISCUSSÃO
Durante esta prática observamos que a circunferência abdominal diminui e a circunferência torácica aumenta durante a inspiração. Os músculos respiratórios trabalham vencendo cargas elásticas, que são as forças de retração dos pulmões e caixa torácica e cargas resistivas das vias aéreas. Os músculos respiratórios contraem-se de maneira rítmica, intermitente e durante toda a vida. Para que haja a inspiração e a espiração é necessário a contração dos músculos que auxiliam nestes movimentos, são eles: M. diafragma, MM. Intercostais externos, MM. Escalenos e M. esternocleidomastóideo (inspiratórios); M. transverso abdominal, M. reto abdominal, M. obliquo interno, M obliquo externo, MM. Intercostais internos (expiratórios).
Ao aplicarmos a membrana do estetoscópio sobre a traqueia ouvimos o chamamos de som traqueal ou bronquial. O trajeto do som bronquial na traqueia é rápido e turbulento por causa da área de secção transversal pequena, de 5 cm2 , e por ser um tubo único, todo o ar que entra na inspiração deverá retornar na expiração. As vibrações provocadas pelo fluxo aéreo turbulento ao nível da traqueia irão ocorrer tanto na inspiração quanto na expiração.
Durante a atividade física, o padrão respiratório modifica-se e depende ainda da fase e da intensidade do exercício, da idade e do sexo, e das propriedades mecânicas do sistema respiratório, o que pode gerar modificações na