ECONOMIA
Esse trabalho tem como intuito analisar a última ata do Comitê de Política Monetária (COPOM), do ponto de vista do PIB. A função desse grupo é definir as diretrizes da política monetária e a taxa básica de juros do País. Mensalmente existem reuniões do grupo, dividindo-se em dois dias, sendo nas terças-feiras e nas quartas-feiras.
ANALISE
Atualmente as exportações ultrapassaram as importações. A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) divulgou o índice das importações de bens de capital, no qual foi ajustado temporariamente pelo Banco Central, registrando elevação mensal de 4,6% em março. A analise dos dados observados mostrou um aumento de 4,1% em relação a março de 2012.
O Copom (Comitê de Politica Monetária) destaca que a evidência internacional, indica que taxas de inflação elevada criam alterações que causam aumentos dos riscos e diminui os investimentos. Essas alterações revelam, por exemplo, a redução os horizontes de planejamento familiar, empresarias e governamentais.
No consumo das famílias, a demanda tende a se apresentar solida em uma ampla parcela devido aos efeitos de fatores de estímulos, como a expansão moderada do credito e o crescimento da renda. Esse ambiente tende a predominar neste e nos próximos semestres.
O comitê avaliou que iniciativas recentes apontam o balanço do setor público em posição crescente. Por outro lado, o fator de repressão da demanda está associado ao frágil cenário internacional.
CONCLUSÃO
Esse trabalho nos permitiu analisar de uma forma mais específica sobre a última ata do Comitê da Política Monetária, adquirindo novos conhecimentos e nos dando uma base para discutirmos sobre o assunto vivenciado nele. Essa atividade foi uma experiência prazerosa e acrescentou para a minha formação como administrador.
Existiu uma grande dificuldade para realizar esse trabalho devido a não está acostumado com a linguagem utilizada e por