Economia
SALVADOR
2013
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
As organizações da sociedade contemporânea estão passando por grandes transformações em todas as áreas. Surgem assim diversas metodologias que visam auxiliar os colaboradores no seu desenvolvimento pessoal e profissional, com a finalidade de conquistarem seus objetivos.
Para Moura (1999, p.25), “as empresas que adotam estratégias de qualidade total passaram a dar maior ênfase ao gerenciamento dos seus recursos humanos investindo em programas de treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios. Para conseguir maiores resultados procuram desenvolver estratégias de satisfação e motivação de empregados, a fim de atender aos seus anseios e expectativas, tornando-os verdadeiros parceiros do negócio”.
Segundo Brandão e Guimarães (2001, p.11) “a gestão de competências deve ser vista como um processo circular, envolvendo os diversos níveis da organização, desde o coorporativo até o individual, passando pelo divisional e o grupal”. O importante é que a gestão de competências esteja em perfeita sintonia com a estratégia organizacional. Mapear e desenvolver competências organizacionais e individuais tem se tornado uma das estratégias das grandes empresas para atingir seu consumidor final de forma mais eficiente. Faz parte dessa estratégia, a capacitação dos seus clientes internos.
Conforme Chiavenato (1999) “Na visão atual, pós Taylorista, as pessoas não são mais vistas como meios de produção, mas sim como indivíduos dotados de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários para administrar suas próprias tarefas, ou seja, ganhar um papel de fundamental importância nas empresas”. É preciso que o colaborador sinta-se motivado a efetuar suas tarefas com prazer e boa vontade, não existe uma fórmula mágica para conquistar (ou reconquistar) a boa vontade do funcionário - o mais sensato é